Aventure-se a criar, planejar e administrar você mesmo a construção de sua casa! (Leia-se aqui: torne-se empreiteiro, mestre de obras, engenheiro eletricista e hidráulico, arquiteto, aprendiz de auxiliar de ajudante de servente de pedreiro,..., ufa! Só para começar...caso queira ver sua linda casinha em pé e em tempo hábil).
É justamente disso que esse blog irá tratar: do passo a passo dessa obra, desde a pesquisa pelo terreno, compra, demolição, limpeza, materiais, preços, contatos e o mais gostoso, a decoração. Não ganho nada pelas indicações, é que fizemos muitas pesquisas e estes fornecedores trabalharam direito e tiveram excelente custo/benefício. Sintam-se todos muito bem-vindos e embarquem conosco nessa aventura!
Desculpem, não havia percebido que meu e-mail não aparecia em lugar algum. Aqui está:
monicasuner@globo.com . Sintam-se à vontade para escrever!
Tenho recebido vários e-mails de amigos reclamando que o link seguir aqui do blog não aparece. Quem quiser, pode tentar usar o Seguir que aparece na barra azul, no cabeçalho do blog. Espero ter ajudado e fico muito feliz pelo interesse de vocês! Bjs

Amigos que aparecem aqui em casa
Meus visitantes moram aqui free counters

domingo, 12 de setembro de 2010

27 - Projeto de elétrica

     O projeto de elétrica da casa quem fez foi meu marido, que apesar de ter uma empresa de eventos, entende um bocado disso. Ele pesquisou muuuito na net os padrões utilizados (Eletropaulo), simbologias (o que cada símbolo significa) e divisões dos circuitos e cargas.


     Deu um trabalhão, mas ficou muito bom.
     Ele começou de dentro para fora: viu em cada ambiente os pontos de luz e tomadas (que dividem-se em tomadas de uso geral, TUG, e tomadas de uso específico, TUE (tomada para microondas, para torneira elétrica, para chuveiro, para hidromassagem,..., pois necessitam de circuitos independentes). Exemplo de planta, obtida na net:

     Depois, Sergio agrupou os pontos de luz e as tomadas formando circuitos, com cargas de acordo com a fiação a ser utilizada e a amperagem do disjuntor. TUG deixa-se em média 100w para cada tomada, ex.: se você faz um circuito com 10 tomadas, tem-se 1000w, você pode usar um fio de 1,5mm e um disjuntor de 15 amperes. Para cada circuito, tem que se considerar a carga, a bitola do fio e o disjuntor.
     Definindo a quantidade de circuitos, você consegue fazer um esboço do quadro de força e calcular a carga total da casa, aplicando a tabela de consumo da empresa fornecedora de energia (Eletropaulo). Na nossa casa, se somarmos a carga total dos circuitos chega a 60.000w, mas aplicando a tabela de consumo, vamos precisar de uma entrada de 20kva.´
     Falando assim, pode parecer super complicado, mas entendendo como funciona a brincadeira, fica fácil, pois são procedimentos repetitivos.
Custo:
disjuntores + cabos + fios 2,5mm  e 6mm Prysmian (antigo Pirelli) + 250m conduíte + caixinhas + quadro = $5.100,00, mas vai precisar comprar mais conduíte.
     Ele comprou tudo na Elétrica Aricanduva, que é uma distribuidora (vende para lojas de elétrica), como pessoa jurídica (apesar da empresa ser de eventos).
     Vale a pena investir em fios e cabos de qualidade. Marido disse: deixe para economizar em outras coisas, que isso vai ficar pelo menos 20 anos dentro de sua parede.
     Espero ter ajudado alguém, bjs

5 comentários:

Denise disse...

Oi,Monica:
Enviei um e-mail pra vc ! Nossa ! Seu marido é multiuso mesmo,apesar de não ser da área !! Q legal, hein ?? O projeto de hidráulica e elétrica foi feito por um conhecido da área mesmo e achei complicado depois q vi tantos fios pra lá e pra cá se cruzando !!! Pena q esta loja só aceite PJ, pois sempre estou de olho nas suas dicas,que tem me ajudado muito !!!
bjus e visite-me qdo puder !!

Liz disse...

Adorei esse projeto! Na minha casa não fiz nada disso e agora estou perdida com o que tenho que comprar de fios. Com certeza, vou querer um projeto para a próxima casinha. rsrs
Bjs!

STTAEL HADAD disse...

Concordo! Tem coisas que não da mesmo para economizar.
Mônica, como sua casa está adiantada...eu amei ver os tijolinhos.

Bjos

Cris disse...

Olá Monica!!! Tentei acessar novamente o "seguir" e não consegui logar! Só aparece o titulo seguidores e o espaço abaixo fica em branco... Beijos!!!

leo disse...

oi gostei muito do projeto!!Parabens
tem como vc me enviar a planta no formato do autocad?queria dar uma olhada pois vou precisar fazer um desses na faculdade!!!
meu e-mail: leandrosantos.tec@hotmail.com
Agradeço

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...